IoT e consumo de banda

Dentro do conceito de IoT, tudo (ou praticamente tudo) vai estar não apenas conectado, mas as "coisas" vão usar a Internet e a comunicação entre essas "coisas" vai permitir uma maior eficiência, segurança e conforto para as pessoas.

Dessa forma as tecnologias de IoT precisam de comunicação e, considerando a quantidade de "coisas" conectadas e a distribuição dessas "coisas" (todo lugar), o wireless é a melhor forma de realizar essa interconexão. Mas quanto de banda vai ser necessário?

Para responder essa pergunta a primeira coisa que precisamos lembrar é que essa comunicação entre "coisas" é muito mais eficiente que a comunicação entre humanos.

Nós, humanos, temos o hábito de preferirmos informações visuais e sonoras, o que significa muitas cores, movimento e sons. Esse tipo de comunicação multimídia demanda uma grande quantidade de banda.

Já as "coisas" não são tão exigentes. Para eles alguns poucos bytes de informação já tem o poder de informar muito.

A segunda coisa que precisamos lembrar é a forma como as "coisas" vão usar essas informações. Não existe muita expectativa de que elas precisem analisar grandes quantidades de informações para tomar decisões.

Esses dois fatores juntos nós dá então a resposta a questão: o IoT vai necessitar de comunicação wireless, porém com pouco consumo de banda.

Obviamente sempre vão existir os que gostam de promover um futuro assustador, onde o IoT será um grande consumidor de banda e causador de problemas (será impressão minha ou será que esses mesmos que promovem o "medo" também são - de alguma forma - envolvido com a fabricação de equipamentos para atender essa possível demanda?). No entanto realmente acredito que a tecnologia de Wi-Fi (802.11n, 802.11ac, etc.) vão estar sempre fornecendo mais banda do que o necessário para o IoT, independentemente do passo de evolução de cada lado.

Repare que não estou dizendo que não precisamos de banda. Cada vez consumimos (nós humanos) conteúdo multimídia, videos 3D, realidade virtual, etc. Essa demanda sim é algo difícil de atender e talvez tenhamos gargalos, porém não são é o IoT que vai criar esse gargalo, é a nossa demanda. Os equipamentos IoT, coitados, vão mais sofrer do que contribuir para esse congestionamento.

Para saber mais




Comentários