O que é Industria 4.0

Quando surgiram as primeiras máquinas a vapor, tivemos a primeira revolução industrial. Depois veio a linha de produção, que foi aprimorada na segunda revolução industrial (Industria 2.0). Durante a primeira revolução industrial já existia o conceito  de linha de produção, porém não era uma ciência. Nessa segunda revolução industrial do começo do século XX a linha de produção se transformou em uma ciência.

Depois veio a automação industrial, que chamamos então de Industria 3.0. Repare que no começo do século XX já havia a vontade de se automatizar a produção, porém não havia tecnologia. Apenas na década de 80 surgiu tecnologias que permitiram efetivamente automatizar processos industriais.

Notamos o seguinte:
1. as revoluções se sobrepõe, a tecnologia de uma é aproveitada na outra. Além disso cada revolução precisou esperar um salto de tecnologia para conseguir dar o próximo passo.
2. automação industrial não é Industria 4.0. A automação industrial é uma tecnologia importante, ainda estamos nessa era (muitas industrias por ai ainda nem chegaram na Industria 3.0) mas a Industria 4.0 é muito mais que automação industrial.

Então o que é Industria 4.0?

A Industria 4.0 é um novo salto de produtividade das industrias que só será possível graças as tecnologias desenvolvidas recentemente (algumas, ainda em produção).

Na Industria 4.0 toda a cadeia produtiva será interconectada em tempo real. Para explicar melhor vamos usar um exemplo.

Imagine que o seu carro seja 100% IoT, ou seja, que o seu carro seja totalmente monitorado e cada peça (pelo menos as partes importantes) sejam monitoradas 24x7 e as informações enviadas para a montadora (por exemplo via 3G/4G ou WiFi). A montadora vai saber como você está dirigindo e como as peças estão se desgastando. Além disso ela vai saber quando o seu carro vai apresentar algum problema. Vamos supor que a bomba de gasolina esteja ficando velha e que daqui a 6 meses ela vai apresentar problema. A montadora avisa o fabricante de bomba de gasolina, este por sua vez avisa ao fabricante de peças que avisa ao fabricante de matéria prima. Toda essa cadeia se prepara para produzir, daqui a 6 meses uma bomba de gasolina a mais.

Agora imagine isso em escala global, onde todos os produtos são monitorados, onde cada fabricante sabe prever, com meses de antecedência, quando haverá demanda de cada produto. Isso é Industria 4.0.

A Industria 4.0 vai usar várias tecnologias que estão ainda em desenvolvimento, como IoT, a própria Internet, Big Data (para armazenar e processar essas informações), automação industrial (que vem lá da Industria 3.0) e muitas outras tecnologias.

O que não é Industria 4.0

Hoje em dia já temos várias industriais dizendo que estão migrando para a Industria 4.0. Isso é meia verdade. Dentro do conceito de Industria 4.0 não adianta você ter uma industria preparada e as demais (fornecedores e clientes) não estarem na mesma tecnologia.

A Industria 4.0 requer que toda a sociedade esteja pronta. É igual a ir a uma festa: não adianta você estar no salão sozinho, enquanto os outros não chegarem a festa não começa. A Industria 4.0 só vai existir quando todas (ou pelo menos a maior parte) das empresas e corporações estiverem prontas.

Assim o que muitas empresas estão fazendo é terminando a Industria 3.0, ou seja, estão terminando de automatizar e controlar seus processos (que é uma etapa importante para migrar para Industria 4.0) para no futuro se integrarem dentro do conceito de Industria 4.0.

Vantagens da Industria 4.0

Uma das vantagens da Industria 4.0 é uma maior previsibilidade da produção, onde cada etapa da cadeira produtiva vai saber quando e quanto produzir. Isso também vai reduzir estoques (eventualmente, acabar totalmente com a necessidade de estoque, com produção 100% Just-In-Time).

Outra grande vantagem da Industria 4.0 é que isso tudo vai funcionar melhor localmente: quanto mais próximos os fabricantes estiverem, mas eficiente a Industria 4.0 vai ser. Isso vai ajudar as industrias de primeiro mundo (Europa e EUA) e dificultar a vida dos fabricantes Asiáticos. Por isso mesmo Europa e EUA estão neste momento trabalhando fortemente em trazer a tecnologia aos níveis necessários para implementação da Industria 4.0.

Compartilhe você também

Se você achou útil este artigo, por favor compartilhe utilizando os botões do Twitter, Facebook e Google+ para que outros possam ter acesso.

Comentários