Porque e quando usar fibra ótica

A fibra ótica possui muitas vantagens em relação ao cabos metálicos, porém também possuem também muitas desvantagens.

Entre as desvantagens da fibra ótica temos o seguinte:

  • dificuldade de instalação, principalmente na fixação dos conectores (a chamada "conectorização"). A tecnologia de conectores de fibra ótica tem evoluído e melhorado, mas ainda assim é bem mais complicada que a conectorização de cabos metálicos
  • menor resistência física. Os cabos de fibra ótica são mais sensíveis e não podem ser curvados ou puxados da mesma forma que cabos metálicos
  • dificuldade de testes. Os equipamentos de teste para fibra ótica são tipicamente mais caros e complexos de usar.
No entanto os cabos de fibra ótica possuem muitas vantagens e, assim, em algumas situações se tornam a melhor (e as vezes a única) opção.

Na fibra a perda do sinal é menor e além disso ela não sofre interferências eletromagnéticas e também não conduz eletricidade. Então em conexões de longa distância e ambientes com fortes interferências eletromagnéticas (industrias, estações de geração de energia, etc) as conexões de fibra ótica são as mais indicadas.

Por ter menos perda e não sofre interferências eletromagnéticas, as fibra óticas possuem um alcance muito maior e uma taxa de transmissão  muito melhor que os cabos metálicos. Além disso os cabos de fibra ótica são mais finos que os metálicos, o que ajuda em ambientes onde o espaço para passagem de cabos seja limitado.

Um outro problema dos cabos metálicos é que eles (obviamente) conduzem eletricidade. Assim em áreas externas, onde existe a possibilidade de queda de raios (descargas eletromagnéticas) o uso de cabos metálicos não é recomendado, porque um raio próximo ao cabo (mesmo que não caia diretamente no fio) pode causar uma indução que causa danos aos equipamentos e até mesmo a pessoas próximas. Não é recomendado usar cabos metálicos em ambientes externos por essa razão.

Vale lembra que existem cabos de fibra ótica reforçados com fios metálicos, para aumentar a resistência. Esse tipo de cabo pode conduzir eletricidade e assim não são imunes aos problemas de descarga. Esse cabo interno não causa problemas de interferência nem atrapalha a transmissão do sinal na fibra ótica, porém pode causar problemas no caso de queda de raios se for usado em ambiente externo. Sendo assim, quando é necessário também evitar problema de descarga elétricas, é necessário se certificar que o cabo de fibra ótica seja do tipo "dielétrico", que significa que nenhuma parte do cabo conduz eletricidade.

Um problema final, da fibra ótica: alguns tipos de fibra ótica são inflamáveis. Um grande inimigo da fibra ótica é a umidade e para evitar que a fibra entre em contato com a água alguns cabos são recheados com um gel - normalmente a base de petróleo - e por isso são inflamáveis. Existem regulamentações e regras limitando o uso desse tipo de cabo, pois o seu uso em áreas internas (como edifícios ou residencias) pode ser um risco grave à segurança.

Resumo: para ambientes externos, grandes distâncias ou altas taxas de transferências, as fibras óticas são imbatíveis. Porém são mais caras de instalar e é necessário tomar um cuidado especial com o tipo de fibra usado em cada aplicação.

Estou esquecendo alguma vantagem ou desvantagem da fibra ótica? Se você lembrar de alguma deixe sua mensagem nos comentários abaixo.

Comentários