Como funciona um switch Ethernet

Muitos profissionais de TI não sabem exatamente qual o principio de funcionamento de um switch Ethernet. Eles sabem que ele conecta as portas Ethernet, permitindo a comunicação entre os equipamentos, porém poucos sabem quais as regras internas que um switch segue.

Na verdade o funcionamento de um switch Ethernet é muito simples: ele apenas encaminha os pacotes baseados no endereço MAC de destino. Ou seja, um switch Ethernet não sabe o que é endereço IP e nem se importa com isso (essa é uma primeira surpresa para muita gente).

Uma das grandes dificuldades quando um profissional tenta depurar problemas de rede é, na verdade, entender que um switch é um equipamento simples (rápido, porém simples) e com pouca inteligência. E aí normalmente que as pessoas se confundem: esperam que o switch seja capaz de fazer mais do que ele realmente consegue.

Nesse vídeo explicamos quais são os princípios básicos de funcionamento de um switch e como usar essas informações para depurar alguns dos principais problemas de rede.


Comentários