O que são e para que servem os Jumbo Frames

O padrão Ethernet tem, por razões históricas, um limite de 1.500 bytes no tamanho dos seus pacotes. Qualquer pacote maior que isso deve ser descartado pelo switch Ethernet (a não ser que ele suporte Jumbo Frames).

Assim, quando precisamos transportar uma grande quantidade de informações (vídeos, bancos de dados, backups, etc.) essas informações precisam ser picotadas em milhares, as vezes milhões, de pacotes de 1.500 bytes para serem transmitidos um a um. Esse processo consome CPU tanto do lado que envia como do lado que está recebendo essas informações.

O Jumbo Frame é um recurso que alguns switches suportam (na verdade, hoje em dia praticamente todos os switches novos suportam, mesmo os mais baratos) que permite exceder esse limite, chegando a 9.000 bytes (alguns switches suportam mais que isso) por pacote.

Em redes onde existe um tráfego de quantidades grande de dados (por exemplo, dezenas de arquivos de várias centenas de gigabytes por dia) pode ser uma boa ideia habilitar essa funcionalidade na rede. No entanto todo a rede precisa suportar essa ampliação: o equipamento que envia, o equipamento que recebe esses dados e todos os switches no caminho, inclusive roteadores se existir algum entre a origem e destino dos dados.

Neste vídeo apresentamos, de maneira SIMPLES, qual a razão por trás do uso dos Jumbo Frames, quando é boa ideia usar e também quando não vale a pena o esforço de fazer essa configuração:


Comentários