O que você precisa saber sobre o novo padrão Ethernet Cat 8.1

O padrão Cat. 6 está sendo implementado agora em muitas empresas, para muitos o Cat. 7 é apenas um plano futuro mas... já temos disponível no mercado os primeiros produtos Cat. 8.

Nesse novo padrão de Ethernet via par metálicos vamos conseguir chegar a 40Gbps em UTP, competindo diretamente com o uso de fibras óticas em algumas aplicações (no entanto, certamente quando o Cat. 8.1 estiver minimamente popularizado teremos velocidades em fibra ótica muito superiores).

Características básicas do Cat. 8.1:
  • obviamente, ele é muito mais exigente que os padrões anteriores em termos de instalação, materiais e até mesmo o treinamento do instalador é diferenciado, para atingir as exigências desse novo padrão. Ou seja, não apenas os materiais (cabos, conectores, etc.) são mais caros, como o serviço e também a certificação.
  • ele permite velocidades distintas, de acordo com o tamanho do cabo: 40 Gbps até 24m, 25Gbps até 50m e 10Gbps para cabos com extensão de até 90m. Ou teremos mais switches espalhados (para garantir que cada ponto não esteja a mais de 24m) ou performances diferentes.
  • ele permite compatibilidade com Cat. 6, o que significa que redes Cat. 8.1 podem rodar também sistemas Cat. 6 (até 10Gbps) se forem planejadas adequadamente
  • compatível com demais velocidades. Obviamente, obter performances de 1Gbps ou 100Mbps em cabos Cat. 8 será uma consequência natural, ou seja, sempre será possível usar notebooks e desktops 1Gbps em redes Cat. 8.

Mas para que tudo isso?

Será que o uso de 40Gbps será realmente algo necessário em redes no futuro?

Em datacenters e grandes centros de computação, com certeza. 

Talvez também para alguns usuários como por exemplo, pessoal de marketing ou produção de vídeos, que trabalham com grandes arquivos de vídeo 4K HD, ou então administradores de banco de dados ou storages, que movimentam grande volumes de dados. Mas eles são uma minoria dos usuários (e provavelmente o 10Gbps do Cat. 6 hoje já deve ser o suficiente para eles, se a rede for bem planejada).

E os usuários "normais"? Aqueles usuários do dia a dia, que apenas leem emails, fazem e acessam arquivos do Office e acessam a Internet? Para esses usuários, na verdade, a demanda de banda está diminuindo, não aumentando. E por duas razões simples:
  • cada vez mais esses serviços estão sendo migrados para a nuvem, onde o gargalo é a conexão de Internet (e os serviços são otimizados para esse tipo de conexão de menor velocidade)
  • cada vez mais os protocolos de compressão (como H.265) tem reduzido a demanda de banda, mesmo em aplicações que normalmente envolvem grandes volumes de dados, como assistir vídeos.

Resumo

Como profissionais de TI temos que nos manter sempre atualizados em relação as novas tecnologias. Sendo assim, apesar de ser importante conhecermos o futuro dos padrões de rede. Porém a não ser que você vá se envolver em projetos de datacenters ou redes com usuários com enorme demanda de dados, muito provavelmente você não vai ter demanda para redes Cat. 8 tão cedo.


Comentários