Para que servem os transceivers e qual a diferença entre GBIC e SFP

Qualquer profissional que trabalha com redes já trabalhou (ou pelo menos ouviu falar) dos transceivers, normalmente chamados de GBIC ou SFP. No entanto é muito comum encontrar pessoas usando os dois termos como se fossem sinônimos. Isso é erro, assim como aquela velha piada do individuo que  chegar no bar, querendo uma cerveja da Antartica, e pede ao garçom "me veja uma Brahma da Antartica".

Para que servem os transceivers

Quando um fabricante vai projetar um novo modelo de switch, ele tem que tomar algumas decisões sobre a quantidade e tipo de portas. Para portas UTP, não existe muita dúvida: ou portas Fast Ethernet (10/100Mbps) ou Gigabit (10/100/1000Mbps), ambas tem alcance máximo de 100m.

Já no caso de fibra ótica a coisa é diferente. Existe dois tipos de fibra (multimodo e monomodo) e a fibra monomodo permite grandes distâncias (centenas de Km) desde que você coloque um laser potente (os transceivers de maior distância são lasers).

Se você fosse um fabricante de switch, que tipo de laser você colocaria no seus switch? Um de baixo custo (e curto alcance) ou um de longo alcance (que iria encarecer o seu switch)? Você criar um switch para cada tipo? E seu o seu cliente quiser uma conexão de 500m e outra de 10Km? Você criaria um modelo de switch para cada combinação possível?

Como você deve ter percebido, não é possível um fabricante atender a todos. Então entram os  transceivers. Os fabricantes projetam os switches com portas de fibra, porém deixam apenas o "buraco", sem nenhum laser. O cliente então compra o switch e compra o módulo de laser apropriado para cada "buraco" que ele precisar usar. Assim, esse "buraco" é onde vai ser instalado o transceiver, que, falando de maneira simplista, nada mais é que o laser com os conectores (obviamente, também tem o detector para receber os dados vindos do outro lado).

Obviamente que não seria uma boa ideia cada fabricante criar um padrão diferente de "buraco", então foram criados os padrões GBIC e SFP

GBIC x SFP

O GBIC e o SFP servem exatamente para mesma coisa, e por isso muita gente se confundo, pensando que são a mesma coisa.
No entanto um switch com um "buraco" SFP não pode receber um transceiver GBIC nem o contrário. Abaixo temos a foto lado a lado de um transceiver GBIC (esquerda) e o SFP (menor, a direita).


Então, quando alguém pede "preciso de um GBIC padrão SFP", ele está cometendo exatamente o mesmo erro da piada do começo do artigo.

Não existe nenhuma vantagem ou diferença técnica interna entre o GBIC e o SFP, ambos tem opções de diversos tipos de fibras e distâncias. A diferença é realmente externa: o GBIC ocupa mais espaço e permite conectores de fibra mais largos. Como o espaço nos switches é sempre apertado, os fabricantes estão se focando cada vez mais em oferecer switches com transceivers SFP.

Existem outros também outros modelos de transceivers (como o SFP+ e XFP) para 10Gbps, mas deixei fora deste artigo para não complicar desnecessariamente o texto.

Para quem quiser saber mais



Compartilhe este artigo

Por último, se você achou útil este artigo, por favor compartilhe utilizando os botões do Twitter, Facebook e Google+ para que outros possam ter acesso.



Comentários

Unknown disse…
Perfeito. Simples, direto e objetivo. Parabéns.
Anônimo disse…
Muito grato pelo esclarecimento. Simples mas muito esclarecedor